Registro Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
19 de fevereiro de 2013 16:54

Depositar lixo em local proibido pode gerar multa

Apenas no mês de janeiro deste ano foram emitidos 225 pedidos de regularização, entre eles, muitos por obstrução de calçadas com objetos, placas publicitárias, entulho e lixo

Por Daves K. Soares

Nem mesmo a placa com os dizeres “proibido jogar lixo – sujeito a multa” intimidou os moradores a depositarem sacos e outros resíduos na calçada da Rua Vitória, na Vila Ribeirópolis. O flagrante foi clicado no dia 1º de fevereiro por um funcionário da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente. Infelizmente o fato não acontece apenas neste local em particular e também não é nenhuma novidade para a população. O descaso com que algumas pessoas tratam a limpeza das áreas públicas transparece nos números de notificações feitas pelo departamento de fiscalização e posturas da Prefeitura de Registro. Apenas no mês de janeiro deste ano foram emitidos 225 pedidos de regularização, entre eles, muitos por obstrução de calçadas com objetos, placas publicitárias, entulho e lixo.

“É dever de cada munícipe manter sua calçada limpa”, ressalta César Brito, chefe de fiscalização e posturas. A divisão é responsável por zelar pela higiene pública, visando a melhoria do ambiente, da saúde e do bem estar da população. De acordo com César, a pessoa que joga seu lixo em local inadequado pode ser multada, porém, é preciso que alguém denuncie para que a Prefeitura tome ciência do ocorrido. “Só multamos em último caso, sempre priorizamos a conscientização e notificamos para que a pessoa possa regularizar sua infração”, explica César. A denúncia é feita através do telefone 3828-1000 e precisa conter o máximo de detalhes possíveis, como nome e endereço do infrator, para que a equipe responsável possa contatar o envolvido.

A Lei Municipal que institui o código de posturas, criada em 1993, diz que a multa aplicada pode variar de uma a 50 vezes o valor de referência adotado pelo município, que atualmente é o UFIR (R$2,2584). A pendência ainda é renovável de cinco em cinco dias, enquanto a infração não for solucionada. Quando em débito, nenhum infrator poderá receber
quaisquer quantias ou créditos que tiverem com a Prefeitura, participarem de concorrências, coletas ou tomada de preços, celebrarem contratos ou termos de qualquer natureza, nem transacionar qualquer título com a Administração Municipal.

Prefeitura reativa Coleta de materiais volumosos

Para aqueles que precisam se desfazer de algum objeto grande, mas não sabem aonde levar, a Prefeitura de Registro está reativando a coleta de materiais volumosos. Apelidada de “Cata-Treco”, a operação tem como objetivo auxiliar a população a destinar corretamente os inservíveis de tamanho grande, como sofás velhos e outros móveis, fogões, geladeiras, entre outros objetos que não podem ser recolhidos na coleta de lixo convencional. A coleta de materiais volumosos não recolhe restos de material de construção, como areia e tijolos. O serviço é gratuito e para ser utilizado o morador deve depositar o objeto que será recolhido em sua calçada nos horários em que o caminhão passa pelo seu bairro.

Horários da coleta de materiais volumosos:

SEGUNDA E QUINTA-FEIRA

7:00 – Vila Romão, Jardim Caiçara, Jardim Caiçara II, Jardim São Mateus, Jardim Hatori

9:00 – Vila Nova Ribeira, Jardim Paulista, Vila São Nicolau, Jardim Planalto, Vila Ipê, Vila Fátima

11:00 – Vila Tupi, Vila São Francisco, Jardim Primavera, Centro, Alay José Correa, Vila Nova Registro

12:00 – Vila Cabral, Vila Flórida, Belas Artes, Alvorada, Vila Yoshida, Jardim América, Vila Ponce

TERÇA E SEXTA-FEIRA

7:00 – Vila Romão, Vila Nova Ribeira, CECAP

8:00 – Vila São Pedro, Jardim Esperança, Palmpark

9:00 – Jardim Caiçara, Jardim Paulista, Jardim Hatori, Jardim São Mateus, Jardim Caiçara II

11:00 – Jardim Leblon, Jardim San Conrado, Jardim Xangrilá, Jardim Ipanema

QUARTA-FEIRA

7:00 – Jardim das Palmeiras, Conj. Hab. Jr Eiji Matsumura, Conj. Hab. Dra Alzira P. Lomba Kotona, Nosso Teto

9:00 – Jardim Brasil, Jardim São Paulo, Jardim Paulistano

11:00 – Arapongal, Serrote, Agrochá

Comentários


9 − oito =

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*

19/02/2013

Helio Dias

Aqui no Jd das Palmeiras tem uns folgados, que pegam o lixo depositado para os lixeiros, tira o que lhe interessa e joga o restante no terreno ao lado da minha casa. To de olho, Ah se eu te pego…

    20/02/2013

    Editor Editor

    Boa tarde Helio.

    Realmente temos que fiscalizar tanto as autoridades quanto as pessoas que depositam o lixo incorretamente, estamos de olho.

    obrigado pelo contato.

    Equipe Registro Diário.